Exercícios sobre tipos de rochas e minerais 6º ano ciência ensino fundamental.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) O granito é uma rocha magmática de grande valor comercial. Em relação a ele:
a) Descreva três de seus usos na construção civil.
Resposta; Confecção de pias, mesas, revestimento de paredes e pisos, bancos etc.

b) Quais os três principais minerais que o formam.
Resposta: Quartzo, feldspato e mica.

2) O que é litosfera:
Resposta: Camada superficial da Terra, sólida denominada crosta terrestre. (lito = pedra). É composta de dose placas que estão encaixadas umas nas outras.

3) Como se originam as rochas metamórficas? Dê  dois exemplos.
Resposta: Formam-se pela ação de altas pressões e temperaturas, sobre as rochas preexistentes.
Exemplos: gnaisse, ardósia, mármore.

4) O basalto é um exemplo de rocha magmática. Explique como ele é formado.
Resposta: É formado na superfície da crosta terrestre a partir da solidificação da lava vulcânica. As rochas magmáticas que são fundidas a altíssimas temperaturas no interior da Terra, são lançadas à superfície, resfriam e solidificam.

5) Os fósseis são importantes "pistas" da evolução da vida no planeta Terra. Geralmente, em que tipo de rocha encontramos os fósseis? Como eles são formados?
Resposta: Nas rochas sedimentares. Durante a formação dessas rochas, alguns fragmentos podem cobrir restos de animais e plantas, formando, assim os fósseis.

6) Que informações podemos obter com o estudo dos fósseis?
Resposta: os fósseis dão-nos pistas de como era a Terra antigamente, além de nos mostrar evidências sobre a evolução dos seres vivos.

7) Cite exemplos de utilização de rochas metamórficas.
Resposta: mármore e ardósia são utilizados no revestimento de paredes e pisos.

8) O que são rochas sedimentares? Dê um exemplo.
Resposta: São rochas formadas pela acumulação de fragmentos provenientes de outras rochas. 
Exemplo: arenito, argilito e calcário.

9) O calcário é matéria-prima para a fabricação de produtos largamente utilizados em construção civil. Cite produtos a base de calcário e comente a importância deles.
Resposta: O cimento e o cal; o cimento é usado no concreto na confecção de lajes e colunas.
O cal é usado na fabricação de tintas de parede é componente de massa utilizado nas construções.

10) Quais são as duas mais abundantes rochas magmáticas? Cite diferenças entre elas.
Resposta: Granito e basalto. Granito, são rochas intrusivas, ocorre com a solidificação da lava ainda no interior da crosta.
Basalto, são rochas extrusivas ocorre com solidificação da lava no exterior , isto é na superfície da crosta.


DESAFIOS


1) Considere as seguintes afirmativas sobre rochas:
I. Rocha dura, resistente, formada pela solidificação da lava e usada na pavimentação de calçadas.
II. Rocha formada por várias camadas de sedimentos de grãos de quartzo e usada para revestir pisos, paredes e calçadas.
III. Rocha que origina da transformação de argilito, usada em revestimentos de pisos, paredes e calçadas, entre outras aplicações.
IV. Rocha dura e resistente, formada ao longo de vagaroso processo de resfriamento  e solidificação do magma no interior da Terra; largamente usada no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas.
V) Rocha leve e porosa, usada na limpeza da pele e para retirar calosidade.
São exemplos de rochas magmáticas somente:
a) I, II, III e V
b) II e IV
c) I, IV e V
d) III, IV e V
Resposta: c

2) Num trabalho sobre rochas, um grupo de estudante preparou a seguinte tabela.

Tipo
Exemplos

Magmática
Basalto
Pedra-pomes
Granito

Sedimentar

Arenito
Argilito
Calcário

Metamórfica

Gnaisse
Ardósia
Mármore

Sobre a tabela podemos afirmar que:
a) existe um erro nos exemplos de rochas sedimentar.
b) pedra-pomes não é rocha magmática.
c) ardósia e mármore são rochas magmáticas.
d) a tabela está correta.
Resposta: d

3) Muitos organismos que desapareceram deixaram restos e marcas nas rochas. Esses restos e marcas recebem a denominação de:
a) animais.
b) conceptos.
c) fósseis.
d) óvulos.
Resposta: c

4) (saresp) Associar informações sobre fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis às suas causas e efeitos ou ao modelo das placas tectônicas. A atividade vulcânica pode provocar grandes catástrofes, como a ocorrida em 479 a.C. na cidade italiana de Pompéia. Naquele ano, o vulcão Vesúvio entrou em erupção expelindo uma grande quantidade de magma e cinzas, arrasando a cidade erguida em seu entorno.
A figura abaixo representa um vulcão em erupção.

Os vulcões, como o Vesúvio, podem entrar em erupção quando
a) a pressão no interior do manto aumenta o que empurra o magma através das rupturas na crosta terrestre.
b) a água fria dos oceanos penetra pelas fendas abissais e força o núcleo a expelir magma através das rupturas na crosta terrestre.
c) placas de gelo (icebergs) se chocam, forçando o manto a expelir magma através das rupturas na câmara magmática.
d) a água quente, proveniente dos gêiseres, invade o manto e empurra o magma através das rupturas no manto terrestre.
Resposta: a

5) (Saresp) A figura abaixo mostra a composição da Terra:

Cada camada possui estrutura e elementos característicos. É correto afirmar que:
a) Núcleo é a camada mais fria e fica próximo à atmosfera.
b) Crosta terrestre é a camada de água e muitos materiais nela dissolvidos.
c) Manto é a camada intermediária com uma grande espessura.
d) Atmosfera é a camada mais interna da Terra.
resposta: c

6) Rocha formada pelos fragmentos provenientes do desgaste de outras rochas.
a) arenito.
b) basalto.
c) ardósia.
d) granito.
Resposta: a


IDENTIFICANDO


1) Considere a estrutura do planeta Terra abaixo:
a) Identifique as camadas da Terra apontadas pelos números 1, 2, 3 e 4.
Resposta: 1 crosta terrestre; 2 manto; 3 núcleo externo; 4 núcleo interno.

b) De que elementos são formadas a região 3 e 4? Qual a diferença no estado físico dos materiais?
Resposta: De ferro e níquel.
Região 3 o material apresenta no estado líquido. N região 4 o material apresenta no estado sólido.

2) Identifique as rochas com base nas características apresentadas abaixo:
a) Originam-se após as rochas sofrerem aumento de pressão e temperatura nas partes profundas da crosta. Resposta: Rochas metamórficas.
b) Formadas pelo resfriamento e solidificação do magma, material fundido proveniente do manto. Resposta: Rochas magmáticas 
c) Formadas pela acumulação de fragmentos de outras rochas. Resposta: Rochas sedimentares.

3) Agora, classifique cada rocha abaixo como magmática, sedimentar ou metamórfica:
a) mármore. 
b) granito.
c) basalto.
d) arenito.
e) ardósia.
f) gnaisse.
g) pedra-pomes.
Resposta: a. metamórfica; b. magmática; c. magmática; d. sedimentar; e. metamórfica; f. metamórfica; g. magmática

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Exercícios sobre anfíbios e peixes 7º ano ensino fundamental ciências.


ENTENDENDO O CAPÍTULO

1) Qual é o tipo de nutrição de todos os animais? Justifique o termo.
Resposta: Todos os animais são heterótrofos, uma vez que obtêm seus alimentos a partir de outros seres vivos.

2) Cite as classes dos vertebrados, dando dois exemplos de espécies de cada uma.
Resposta: 
Ciclóstomos - lampreia e a feiticeira.
Peixes: condrictios - tubarão e raia.
Peixes: osteíctios - carpa e pirarucu.
Anfíbios: sapo e rã.
Répteis: cobra e tartaruga.
Aves: pomba e pinguim.
Mamíferos: cão e leão.

3) O que são cordados?
Resposta: Grupo que reúne os animais que possuem, pelo menos quando embriões, uma espécie de cordão resistente e flexível ao longo da região dorsal do corpo. Esse cordão tem função esquelética, de sustentação corporal, e é chamado corda dorsal.

4) Qual é a principal diferença entre os esqueletos dos vertebrados e os invertebrados?
Resposta: O esqueleto dos vertebrados é interno e o único formado por peças de tecidos vivos: as cartilagens, mais flexíveis; e os ossos, mais rígidos. Em todos os outros animais, o esqueleto é formado apenas por peças de várias substâncias, por exemplo calcário, nas conchas dos moluscos ou quitina nos insetos e crustáceos.

5) Cite duas adaptações do corpo dos peixes que facilitam o seu deslocamento na água.
Resposta: A forma hidrodinâmica alongada da maioria dos peixes, presença de nadadeiras as escamas e o muco que diminui o atrito com a água.

6) Como é a respiração dos peixes?
Resposta: A respiração dos peixes é feita por brânquias. A água entra pela boca do peixe e sai por aberturas existentes na faringe. Ao sair pelas fendas a água entra em contato com as brânquias e o oxigênio passa para o sangue, enquanto o gás carbônico passa do sangue para a água.

7) Que tipo de fecundação é mais comum entre os peixes?
Resposta: Fecundação externa.

8) Entre os peixes, encontramos relações em que ambos os indivíduos se beneficiam. É o caso dos chamados peixes "limpadores", que se alimentam dos parasitas grudados no corpo de outros peixes. O peixe limpador consegue comida, e o outro peixe se livra de parasitas que causam doenças. Como é chamado esse tipo de relação.
Resposta: mutualismo

9) Que função tem a linha lateral nos peixes?
Resposta: Serve para captar vibrações na água, indicando a presença de outros animais.

10) Como é a respiração da maioria dos anfíbios adultos e de suas larvas?
Resposta: O adultos realizam respiração pulmonar e cutânea já as larvas realizam respiração branquial.

11) Quais as três ordens de anfíbios? Dê um exemplo de cada uma delas.
Resposta:
Ápodes: cecílias, são anfíbios sem patas.
Anuros: sapos, são anfíbios sem cauda.
Urodelos: salamandras, anfíbios com patas.

12) Porque motivo a maioria dos anfíbios vivem em lugares úmidos ou próximo a água?
 Reposta: Anfíbios tem respiração cutânea e, além das trocas gasosas, perdem pela pele parte da água que evapora do corpo. A vida em lugares úmidos diminui essa perda, Além disso, a fecundação é esterna: seus gametas são lançados na água o que impede a desidratação.


DESAFIOS

1) Qual das opções a seguir não favorece a vida no ambiente terrestre?
a) Placas ósseas que evitam a dessecação.
b) Brânquias.
c) Pulmões.
d) Ovos com casca.
Resposta: b

2) Relacione as estruturas dos peixes às suas funções:
a) forma hidrodinâmica.
b) Pele com muco e escamas.
c) Brânquias.

( b) Deslizar na água.
( c) Obter gás oxigênio na água.
( a) forma apropriada para deslocar na água.

3) Assinale V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Os anfíbios são animais totalmente dependente da água para se reproduzir.
(  f   ) A maioria dos peixes respira exclusivamente por pulmões.
(  f   ) Os anfíbios respiram exclusivamente por meio de pulmões.
(  v  ) A maioria dos peixes respiram por brânquias.
(  v  ) A reprodução dos peixes é sexuada com sexos separados.
(  f   ) Os anfíbios são animais hermafroditas.

4) Os peixes são vertebrados que vivem em águas doces e salgadas. Em relação à reprodução, são ovíparos, isso quer dizer que:
a) reproduzem-se por meio de ovos.
b) alimentam-se de ovos de outros peixes.
c) produzem ovos inférteis que não geram filhotes.
d) utilizam ovos de outras espécies para se reproduzir.
Resposta:  a

5) Os peixes são animais aquáticos e ectotérmicos divididos em dois grandes grupos: condríctios e osteíctios.
Qual o tipo de sustentação do corpo dos condríctios?
a) Calcário.
b) Cartilagem.
c) Ósseo.
d) Quitinoso.
Resposta: b

6) Existem dois tipos mais comuns de esqueleto nos animais, o exoesqueleto e o endoesqueleto. Os dois tipos de esqueleto exercem diversas funções. Duas dessas funções são:
a) nutrição e sustentação.
b) sustentação e proteção.
c) locomoção e nutrição.
d) proteção e comunicação.
Resposta: b


IDENTIFICANDO

1) Observe a figura e responda:

a) A que grupo de vertebrados pertence esse animal?
Resposta: anfíbios.
b) Onde ocorre a fecundação dos ovos desse animal?
Resposta: no meio externo, aquático.
c) Qual o tipo de circulação do animal?
Resposta: fechada, dupla e incompleta.
d) Por que esse animal precisa de viver em lugares úmidos?
Resposta: para evitar a dessecação da pele.
e) Qual o nome das larvas desse animal?
Resposta: girinos. 

2) Marque as afirmativas que expressam características próprias dos peixes.
a) Homotermos.
b) Respiram por brânquias.
c) Pecilotérmicos.
d) Geralmente o corpo é revestido de pele com escamas.
e) O coração tem duas cavidades.
Resposta: b, c, d, e.